Indústria automobilística
Scooter elétrica japonesa corre 180 Km/h
Terça, 4 de Abril de 2006, 5h59 
Fonte: INVERTIA

Atualizada às 20h20

A empresa Axle, de Tóquio, apresentou nesta terça-feira o protótipo da maxi-scooter elétrica EV-X7. O veículo, cuja bateria recarrega em apenas seis horas, será comercializado ainda este ano com o nome de "Sumo" e custará US$ 2.100.

A Sumo Ev-X7 NFK Group-Genesis corre até 180 quilômetros por hora e terá um preço semelhante ao das maxi-scooters, só que é um veículo ecologicamente sustentável. As baterias da nova máquina garantem uma autonomia equivalente a uma moto de média cilindrada.

A scooter japonesa conseguiu resolver uma questão central nos carros elétricos: o problema do peso das baterias, que normalmente comprometem a velocidade do veículo. Na Sumo, porém, o desempenho não foi prejudicado graças a um design e a uma estrutura particular: o quadro é largo, baixo e consegue englobar um apoio para os pés, a bateria e o motor.

O único defeito desta solução está no fato de que o piloto dirige praticamente deitado e, como conseqüência, a moto tem apenas um lugar. O pára-brisa é regulável eletricamente, enquanto a roda posterior é completamente aerodinâmica, tudo para haver maior eficiência e menos consumo de energia.

A empresa japonesa mantém segredo sobre o motor. Por enquanto, sabe-se apenas que se trata de um sistema eletromagnético revolucionário para um menor consumo e maior potência. A bateria pode ser completamente recarregada em apenas seis horas.

Bateria da scooter elétrica japonesa pode ser recarregada em seis horas