Quarta, 5 de abril de 2006, 20h33
Lançada carteira de motorista mais segura
Publicada no site Terra (Notícias  > Brasil)
A partir desta quarta-feira, começa a valer o novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) definido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A portaria que oficializa o modelo foi publicada no Diário Oficial de União.

A nova carteira é mais difícil de ser falsificada. O novo documento vai ter uma marca d'água com a bandeira do Brasil, uma fita holográfica parecida com a da nota de R$ 20 e será fabricada com um papel mais seguro, de coloração azulada.

Além disso, o documento trará um código numérico, gerado por uma fórmula que só o Denatran conhece. A idéia é fazer um banco de dados com informações dos motoristas.

No novo modelo também haverá mais espaço para observações no verso, como "obrigatório uso de lentes de correção". Na frente, constarão nome, filiação, CPF e RG do motorista.

Os Detrans de cada Estado têm 90 dias para começar a emitir o novo modelo. Os motoristas não são obrigados a fazer outra CNH antes do vencimento do modelo atual, mas é permitido que condutores peçam a nova carteira antes do fim da validade.

Redação Terra

Divulgação
Nova CNH terá fita holográfica e marca d'água