Uno, a motocicleta de rodas paralelas

 

Postado em 00:11, maio 21st, 2008

Por: Gilberto "Knuttz" Soares Filho

Ainda lembro quando no começo do milênio surgiram as primeiras apresentações do “It” (também conhecida à época como “a coisa”), ninguém dizia o que era, penas que o “It” havia sido inventado por Dean Kamen, o mesmo inventor genial da bomba de insulina e com a patente ficado milionário.

As reuniões eram feitas para grupos fechados de possíveis investidores, gente do cacife como Steve Jobs. Só no final de 2001, “It” foi revelado, tratava-se de um aparelho para mobilidade equipado com vários giroscópios, equipamento mecânico que desafia as leis da física, e que com duas rodas paralelas era capaz de se equilibrar na vertical, isso mesmo, “It” era o Segway.

De lá para cá, a tecnologia dentro de suas limitações se popularizou, surgiu inclusive gente ensinando a fórmula para se fazer seu próprio Segway em casa, eu pessoalmente nunca tentei.

Mas com toda inovação, o Segway foi inovado. Um rapaz de apenas 18 anos de idade chamado Ben J. Poss Gulak criou a “Uno”, uma motocicleta que usa exatamente o mesmo princípio do Segway para funcionar. Ela tem duas rodas, só que ao contrário de outras motos que as têm em linha, as da Uno são em paralelo. Para acelerar o piloto inclina-se para frente e para desacelerar, para trás.

A posição da moto, pelo menos em tese, permitirá o uso da tecnologia para viagens mais longas, já que é mais confortável que andar em pé. O modelo das fotos é o terceiro protótipo construído pelo inventor.

A matéria é da Motorcycle Mojo, mais fotos por lá.

Fonte: http://autozine.com.br/diversos/uno-a-motocicleta-de-rodas-paralelas