Dia 29 de Abril de 2007, no 10º Mar e Motos em Tramandaí, reuniram-se alguns amigos motociclistas na casa de Tião e Silvia para almoçar e surgiu a idéia de irmos às Curvas da famosa Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina. Decidimos ali mesmo que as datas seriam dias 26 e 27/05. Teríamos um mês para se organizar e preparar as motos.

Dia 19/05, marcamos uma janta na casa do Tião para organizar roteiro e horários. Tião passou um Vídeo sobre o lugar o que levou alguns q estavam indecisos a tomar coragem e se aprontar para a viagem.

Marcamos que a saída seria dia 26/05(Sábado)do Posto de Gasolina após a Policia Rodoviária da RS 118.

 Estavam convidados:

 * Tião(Chefe) e Silvia - Hornet 600F

* Luis e Nilza - Suzuki GSX 750F  

* Valdinei e Claudiane - Suzuki GSX 750F

* Richard(EU) e Adriana - CBX Twister 250

* Claudinei e Mara - CB 500

* João e Arlete  - Falcon 400(Não foram por motivos de saúde)

* Toninho e Catia - Falcon 400

* Renan e Priscila - Falcon 400

* José Francisco e Rosane - Shadow 600

* Sergio Amaral e Lucia - Kawasaki ZX 11 e

* Jean e Vanessa - Suzuki GSX 1100R

 

Sábado 26/05/2007

 

08:00 - (Km 0) No posto estava somente Jean e a Vanessa nos aguardando, porém mais alguns minutos chegaram o restante do pessoal. A temperatura oscilava em torno dos 8/10ºc e tinha um pouco de serração.

08:34 - Saímos via BR 116 em Direção a Caxias, nossa próxima parada prevista pelo nosso chefe TIÃO.

10:00 - (Km 127) Após inúmeras curvas e muita adrenalina, chegamos a Caxias do Sul. Paramos em outro posto para tomarmos um café mais reforçado.

10:20 - Saímos do Posto em Direção a Lages, que seria a nossa próxima parada prevista... Porém...

10:40 - (Km 180) Em algum ponto de Campestre da Serra(BR 116), surgiu um imprevisto, após brecar para tentar escapar de um quebra-molas, nosso chefe Tião juntamente com sua esposa Silvia vieram a cair. O Susto foi grande, eu que vinha logo atrás e vi tudo, me assustei bastante. Estávamos à uns 70/80km/h no momento do tombo. Levei minha moto até o acostamento e fiz os procedimentos de primeiros socorros(Isolei e sinalizei a área enquanto a Ambulância era chamada.) Na chegada da ambulância, o piloto e seu ajudante nos comentaram q não tinham curso nenhum de primeiros socorros. Eu como BRIGADISTA da minha empresa já fiz o curso e comecei com os procedimentos com a ajuda do Renan, que também já fizera o curso. Após imobilizarmos o Tião(que caiu de forma mais grave) colocamos na maca e ele foi de ambulância até o Hospital de Vacaria, já Silvia aparentemente teve apenas um arranhão no pulso, mas tbm foi juntamente com a Ambulância . Tião reclamava apenas de dores no abdômen e nas costelas. Nisso acertamos com um morador em frente ao local do ocorrido que deixaríamos a moto ali até solucionarmos o caso da saúde do Tião. Ficou tratado que retornaríamos para buscar a moto na semana seguinte, já que "aparentemente" tinha quebrado o motor e o guidão.

11:40 - (Km 240) Chegamos todos ao Hospital de Vacaria a procura de noticias. Tião estava em observação aguardando o Raio-X do Tórax. Já Silvia estava bem, apenas assustada. O Resultado do Raio-X não apresentou fratura nenhuma, um alivio. Fui o primeiro a entrar e ver o estado em que Tião estava. Graças às roupas de couro e luvas que ambos usavam, ele não sofreu nenhum arranhão, o mais foi a pancada mesmo do tombo e a perda parcial da moto, companheira de estrada. Entraram os outros amigos e Tião falava o que já havia me dito:

 

"Não deixem de fazer o passeio! Vão e se divirtam que eu estou bem!"

 

12:30 - Após conversarmos e sabendo que Tião estava bem, decidimos que iríamos continuar o passeio.

12:45 - (Km 262) Pegamos a BR 116 em Direção a Lages e na busca de um restaurante para almoçarmos. Paramos uns 20km do hospital, na BR 116 mesmo e almoçamos um belo almoço, distrito de Bela Vista, pertencente à Vacaria.

14:20 - Iniciamos novamente a jornada em direção a Lages. A estrada neste trecho(Vacaria - Lages) não era das melhores, com muitos remendos e desníveis de pista, o que acabou diminuindo um pouco nosso ritmo.

13:30 - Atravessamos a divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, uma ponte sobre o Rio Pelotas e belas paisagens. Mais Curvas e seguimos viagem.

16:00 - (Km 340) Chegada em Lages e abastecimento. Próxima parada em São Joaquim

16:30 - Logo após sairmos do posto, passando pela Filial AmBev de Lages, atropelei um cachorro que veio em minha direção e não tive como desviar muito e nem freiar. Ele bateu na minha Bota direita e veio a morrer. Francisco, que estava na Shadow e mais atrás no grupo, passou pelo cão e disse q já estava durinho na faixa contrária. Passado o susto, paramos uns 5 Km após o incidente e tiramos algumas fotos.

17:40 - (Km 420) Chegamos ao Mirante dos Pinheiros, já quase em São Joaquim,a temperatura nessa hora já estava baixando... O pessoal se reuniu, tirou várias fotos coletivas, seguimos mais uns 1500m e chegamos a São Joaquim(SC). O Clima era de inverno, um frio em torno de 8ºc e aquele cheiro de Fogão a Lenha que tomou conta da cidade. Paramos no primeiro posto para abastecer e descobrimos que nosso Hotel(INCOMOL) estava uns 30m de onde havíamos parado. Nos apresentamos e guardamos as motos no estacionamento para ir de encontro a nossos respectivos aposentos.

18:15 - Apos desfeitas as bagagens, descemos para Chimarrear na sala de TV do Hotel e decidirmos onde iríamos jantar. Nos foi indicado a Pizzaria "Água na Boca"; uns 900, do hotel. Aproveitamos que o pessoal estava reunido e comemoramos o aniversário da Nilza(Esposa do Luis) q estava comemorando naquele dia mesmo. O lugar é bem aconchegante, pizzas a forno de pedra e uma Lareira esquentando o ambiente. No termômetro do centro da Cidade marcava 7ºc quando passamos em direção a Pizzaria, após o retorno, estava marcando 8ºc... Acho q esquentou por causa do vinho q tomamos... (risos). Bom pra nós que não estávamos à procura do frio, e sim preocupados em curtir as curvas da Serra do Rio do Rastro.

21:00 - Retornamos para o Hotel para descansarmos porque no dia seguinte nossa intenção era acordar cedo para seguir viagem.

 

Domingo 27/05/2007

 

07:30 - Despertou meu celular, e fui direto à janela do quarto para ver como estava a temperatura. Não acreditando, ao invés de apenas o braço, coloquei o rosto para ver se era verdade, a temperatura estava mais do que agradável para o nosso propósito.

08:00 - Café da manhã no Hotel e lubrificação das motos para seguir Viagem.

09:00 - Saída em direção a Bom Jardim da Serra.

09:30 - (Km 467) Paramos na BELA cachoeira que tem por lá e tiramos algumas fotos. Apos isso, fomos rumo ao famoso Mirante da Serra.

10:40 - (Km 470) Chegada ao Mirante da Serra do Rio do Rastro. 1.460 metros de altitude, temperatura de 13ºc, céu limpo, sol, sem nenhum vento... Completamente PROPÍCIO para a nossa aventura. Francisco e a sua esposa, que estava na Shadow resolveu descer sozinho, porque ainda tinha q trabalhar no domingo e não poderia perder muito tempo, inclusive não iria nem parar para almoçar.

11:20 - Começamos a descida, algo inexplicável para quem não conhecia. Paramos em um mirante para tirar mais fotos do grupo e seguimos até um "Bazar" q tem no meio da Serra com de tudo um pouco. Inclusive local onde comprei o Mapa da Região Sul(RS, SC e PR) e onde comprei o DVD da construção da Estrada. Vale a pena dar uma parada neste local.

11:40 - Seguimos adiante na nossa descida. Passamos por Lauro Muller, cidade simples, mas bem organizada. Acabamos pegando o caminho errado e ao invés de sair no Shopping Pórtico, em Criciúma(BR 101), saímos mais ao sul.

13:45 - (Km 527) Paramos num posto na BR 101 para almoçar, um belo Buffet à R$ 6,50 por pessoa, comida excelente. Após o almoço, abastecemos as motos e seguimos viagem.

15:10 - (Km 571) Parada nas Furnas para pedir proteção na estrada e agradecer pelo passeio até aquele momento.

15:30 - Novamente BR 101 e depois estrada do mar em direção a Capão da Canoa. Uma parada rápida para que Renan desse uma olhada na casa de veraneio de seus pais. Ficamos 05 minutos e seguimos em direção ao Posto 1 na estrada do Mar já em Osório. Sergio Amaral se separou do grupo nesta parada, seguiu viagem para Porto Alegre sozinho com a Lucia.

16:45 - (Km 737) Chegada ao Posto 1 na estrada do mar. Café e chocolate pra esquentar e despedida do grupo, cada um para seus lares e destinos.

17:25 - Abasteci e saímos em direção a Gravataí, nosso lar.

18:05 - (Km 822) Chegada em Gravataí.

 

Fora o susto do tombo do Tião e do Homicídio Culposo ao cão na estrada, o passeio foi repleto de muitas curvas e adrenalina. O mínimo frio que fazia não foi o suficiente para esfriar os ânimos, muito pelo contrário, o grupo se mostrou unido e usufruímos o calor da emoção em viajarmos em 10 motos rumo a um destino. O pessoal ficou mais acanhado com o ocorrido, mas em breve Tião e Silvia q recuperados voltarão a fazer parte do grupo, e novas viagens virão. Inclusive o Abraçando 7ª edição, está próximo. Veremos o que vai acontecer até lá.

 

Um abraço e fiquem com Deus!

  

Richard Waszak(K'WASZAK)

Redator dos comentários.

psrwa@ambev.com.br / richard_waszak@pop.com.br 

www.aventurasdeadrick_2006.gigafoto.com.br