Linguagem de Sinais
Alguns sinais básicos,
utilizados por batedores e motociclistas militares, podem ser
entendidos por todos. O sinal deve ser preferencialmente feito
com a mão esquerda - que é a mais "livre" durante a
pilotagem.
* Apontar com a mão esquerda
para baixo ou para um objeto ou ponto no solo: buraco, lombada,
óleo ou outro tipo de obstáculo: reduza a velocidade e procure
desviar (se possível).
* A mão e o braço esticado
sobem e descem sucessivamente: perigo, reduzir a velocidade.
* Mão e braço balançando para
trás e para frente como um remo: o grupo está muito disperso,
os mais atrás devem acelerar para se aproximar um pouco mais.
* Braço esquerdo apontado para a
esquerda: atenção, reduzir para entrar à esquerda - o piloto
deve sinalizar com o braço e acionar o pisca esquerdo em
seguida.
* Braço esquerdo dobrado sobre o
capacete com a mão apontando para a direita : atenção,
reduzir para entrar à direita.
* Mão esquerda apontando para
cima e realizando círculos no ar: atenção o grupo deve
retornar - quando o grupo está parado, também pode significar
acionar os motores para a partida.
* Não esquerda apontada para
cima e espalmada: atenção, situação de emergência à
frente, exigindo cautela e redução de velocidade.
* Apontar para o tanque de
combustível e logo em seguida simular uma degola de garganta
com a mão esquerda: a moto entrou na reserva de combustível,
indicando que aquele piloto necessita parar assim que possível
para abastecimento.
O Momento da Bobeira
Parece incrível, mas é verídico:
boa parte dos acidentes de moto acontecem a menos de 10 minutos
de distância do ponto de partida ou de chegada, devido a distrações
na pilotagem. Em parte, isso se explica pela excitação no
momento da partida ou um certo relaxamento já próximo ao
destino. Portanto, dentro de um território conhecido.
Uma das melhores maneiras de se
concentrar é estar plenamente ciente de que a viagem realmente
já começou. Mesmo que as ruas e avenidas ainda sejam
familiares, procure imaginá-las como se fossem de uma
localidade distante, observando toda a movimentação à sua
volta constantemente. Dê atenção especial aos cruzamentos e
semáforos. Problemas pessoais ou assuntos pendentes de resolução
devem ser esquecidos durante a pilotagem. Procure
"desligar-se" desses pensamentos, concentrando-se no
caminho que terá pela frente. Aproveite que você está fazendo
o que gosta e esqueça os problemas.
Outras Dicas Importantes
Se necessário, leve mapas ou cópias
de guias rodoviários com indicações de entroncamentos rodoviários
e entradas e saídas das cidades desconhecidas. Procure decorá-los.
Mas se precisar consultá-los durante a viagem, lembre-se de
estacionar em local seguro. Geralmente, postos de gasolina ou da
polícia rodoviária são locais apropriados para essas paradas
e os funcionários poderão ajudar com informações.
Nos primeiros quilômetros,
procure sentir as reações da moto em frenagens, curvas,
acelerações, verificando se tudo funciona corretamente.
Confira se a bagagem está bem acomodada e segura. Se alguma
anormalidade for anotada, corrija antes de iniciar realmente a
viagem. Não se arrisque a problemas na estrada.
As massas utilizadas nas
extremidades do guidão, servem para aumentar a sensibilidade e
o controle das oscilações e vibrações do guidão,
beneficiando inclusive a maneabilidade da motocicleta.
A velocidade de cruzeiro ideal de
uma motocicleta é entre 50 e 75% da sua velocidade real máxima.
Não ande em velocidade muito
baixa, evitando muitos sustos e surpresas com os carros, porém
não exagere, mantenha a velocidade compatível com seu
conhecimento e experiência, procurando manter total segurança.
Segurança sempre em primeiro lugar.
Mantenha o farol baixo sempre
ligado, mesmo de dia, mas bem regulado, para não atrapalhar a
visão dos outros veículos. Se for andar muito rápido, ligue o
farol alto. Como a motocicleta é um veículo pequeno, isso
ajudará os outros veículos a lhe notar no trânsito,
aumentando a sua segurança.
Início da chuva é uma das horas
de maior acidentes, pois a quantidade de água ainda não foi
suficiente para lavar a pista e, ao se misturar com resíduos de
óleo e poeira, forma-se uma "borra" muito
escorregadia. NÃO FREIE BRUSCAMENTE NA CHUVA e nunca freie só
com o freio dianteiro se estiver em piso escorregadio.
Em caso de pista molhada, utilize
as marcas deixadas pelos pneus dos carros. Nessas marcas a
quantidade de água no asfalto é menor e a aderência do pneu
melhora.
Na chuva com a pista molhada,
suspeita de areia ou óleo, ao fazer curvas evite deitar a moto.
Saia levemente do banco, compensando a inclinação da moto.
Cuidado com poças de água, pois podem esconder buracos ou
pedras. Diminua a velocidade e evite passar sobre elas.
Quando o trânsito estiver
parado, preste atenção nos pedestres que atravessam a pista
fora da faixa de segurança.
Não fique muito perto de ônibus
de turismo e interestadual, porque você pode virar o alvo da
descarga dos banheiros.
Cuidado com a sujeira que se
forma na margem da estrada. Pode-se escorregar ou levar pedrada
de um veículo à sua frente que passa em cima da sujeira.
Mantenha distância deles se estiver próximo à uma margem.
Em congestionamento, é essencial
manter a prudência e a velocidade baixa, trafegando no máximo
a 20 Km/h, pois com essa velocidade é possível ter reflexos
mais rápidos para quaisquer imprevisto que possam surgir. No trânsito
sobrecarregado redobre a atenção e diminua a velocidade, pois
os automóveis podem mudar de faixa sem prévia sinalização.
A "confiança" pode
levar a um acidente. Nunca deixe de estar atento ao pilotar sua
motocicleta até chegar ao seu destino, mantendo sua postura e
memorizando o trajeto a seguir.
Quem erra mais facilmente é
aquele que acha que já sabe pilotar muito bem. Um pouco de medo
sempre ajuda muito.
Sempre permaneça em local visível
aos motoristas. Trafegar do lado esquerdo mantendo distância do
automóvel a sua frente é ideal.
Ao trafegar por vias onde os veículos
estão estacionados ou ônibus parados no ponto, diminua a
velocidade prestando muita atenção, pois pedestres podem
aparecer inesperadamente para atravessar a rua.
Nunca se envolva em discussões
no trânsito, mesmo se você estiver 101% com a razão. Já
aconteceu de pilotos pararem o outro veículo para reclamar da
forma de dirigir perigosa do motorista e esse sair do carro com
arma na mão.
O capacete é um equipamento de
uso obrigatório e muito importante para a sua segurança. Use
sempre cores claras e nunca deixe de prendê-lo. Capacete aberto
é só para praia, andando a menos de 60 km/h.
A motocicleta sempre deve estar
em boas condições para trafegar,preste atenção na parte elétrica,
mecânica e pneus. Faça uma inspeção periódica toda vez que
for sair com sua motocicleta (óleo, calibragem, lubrificação
da corrente, etc.
Quando for sair de moto, tenha
responsabilidade e se for levar alguém em sua garupa tenha o
dobro de atenção, pois a vida da outra pessoa está em suas mãos!
Ao se deparar com um obstáculo
(como buraco ou lombadas) em alta velocidade, procure frear até
próximo do mesmo, mas transponha o obstáculo com os freios
soltos, deixando para frear novamente após o obstáculo. O
impacto de obstáculos com as rodas presas é maior.
Alguns motoristas geralmente dão
passagem às motos grandes. Sempre agradeça o gesto dando uma
leve buzinada.
Quando cruzar com outros grupos
ou companheiros de estrada, cumprimente-os, isso é importante!
UMA BOA VIAJEM!
Texto de domínio público enviado
pelo companheiro Sandro, de S. José dos Campos
Texto original está em http://duasmochilas.com.br/conteudo/content/view/26/30/
|